
Você já ouviu falar em confusão de bicos? Sabia que ela está associada ao desmame precoce? Vamos, então, entender sobre o que se trata?
Para a Organização Mundial de Saúde, o desmame em qualquer idade antes dos 2 anos é considerado precoce e vários são os motivos que levam a isso, sendo a utilização de bicos artificiais uma das causas associadas a esse desmame prematuro.
Os bebês que estão em aleitamento materno e são submetidos a bicos artificiais (bicos de silicone, mamadeiras, chupetas, copos de transição, entre outros) podem apresentar dificuldade em realizar a configuração oral adequada para pega e ordenha no seio materno. Essa situação é chamada de confusão de bicos e é como se o bebê passasse a “estranhar” a amamentação ao seio. Não existe um tempo exato de exposição aos bicos artificiais que leve a isso, podendo acontecer em qualquer idade, não apenas nos primeiros meses de vida.
Isso acontece porque a musculatura trabalhada durante a ordenha do peito e durante o uso da chupeta/mamadeira são bem diferentes. Na amamentação, utiliza-se movimentos mandibulares e peristálticos que começam a partir da ponta da língua, nesse caso mais anteriorizada. Com a sucção do bico artificial, a criança faz uma pressão negativa, uma aspiração, para manter o objeto na boca e com isso, a língua fica mais retraída e posterior. Além disso, há uma perda da tonicidade e alteração da postura muscular quando se usam os bicos e isso dificulta a manutenção correta da pega ao peito.
A longo prazo, o uso habitual de bicos gera alterações na estrutura do nariz e da boca, pois impede a correta maturação do sistema estomatognático, prejudicando a mastigação, deglutição, fala, com alterações dentárias e no padrão respiratório (respiração oral).
Dessa forma, o lactente e a mãe entram em um ciclo de pega incorreta (podendo gerar traumas e fissuras mamilares), menor procura do bebê ao peito, redução da frequência de mamadas e, consequentemente, menos estímulo para produção de prolactina e ocitocina, os hormônios relacionados com a produção láctea, acaba que mais bicos (mamadeira e chupeta) serão ofertados, levando ao desmame de maneira precoce.
E quais sinais podem ser indicativos de confusão de bicos?
- Dificuldade em manter a pega do seio;
- Mamilos feridos após as mamadas;
- Agitação e choro quando o bebê é colocado no peito ou só aceita mamar quando está sonolento;
- Baixo ganho de peso, entre outros.
Lembrem-se: Não há uso seguro de bicos artificiais, nem mesmo os “bicos ortodônticos”. O quanto antes a confusão de bicos for identificada, melhor para reversão do quadro e para a manutenção do aleitamento materno. Informe-se com profissionais capacitados para lhe auxiliar nesse processo.